Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
Published on Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (https://pt.esalq.usp.br)

Início > Pesquisa para apoiar implantação dos Programas de Regularização Ambiental aponta riscos para áreas de APPs

Pesquisa para apoiar implantação dos Programas de Regularização Ambiental aponta riscos para áreas de APPs

Editoria: 
Pesquisa [1]
Sumário: 
ESALQ e Imaflora coordenaram estudo
Corpo: 

Está disponível e pode ser baixado livremente o estudo “Código Florestal: contribuições para a regulamentação dos programas de regularização ambiental (PRAs) [2]”, da série Sustentabilidade em Debate, com curadoria do IMAFLORA e USP/ESALQ. O trabalho, que reúne pesquisadores das duas instituições, contém recomendações para a implementação do Programa de Regularização Ambiental, especialmente para o Estado de São Paulo, que é condição para a execução da Lei Florestal.

O objetivo foi avaliar o impacto das mudanças provocadas pelo novo Código, especialmente na revisão dos critérios para Reservas Legais e Áreas de Preservação Permanente, na conservação da biodiversidade, da água e do solo. O estudo de caso foi realizado em uma microbacia na região de Piracicaba, com o uso de solo representativo da realidade do estado, com floresta nativa, cana-de-açúcar, pastagem e eucalipto. 

Uma das principais conclusões do trabalho aponta que o uso consolidado de APPs, introduzido na Lei, em 2012, oferece grande risco de degradação do solo e da água. Por outro lado, o uso de boas práticas de produção, a restauração de florestas em áreas declivosas e a recuperação integral das APPs diminuem em 76% a erosão em toda a bacia, além de aumentar a conservação da biodiversidade. Concluí ainda que incentivos econômicos aos produtores são fundamentais para garantir o cumprimento da Lei e a restauração de florestas que resulte na prestação de serviços ambientais. 

A pesquisa foi coordenada por Luis Fernando Guedes Pinto, engenheiro agrônomo do IMAFLORA e pelo Professor Silvio Frosini de Barros Ferraz, da ESALQ/USP e contou com a colaboração de Vinicius Guidotti, Gerd Sparovek, e Pedro Henrique Santin Brancalion.

Clique aqui [2] para acessar o estudo.

Comunicação Imaflora

 

Responsável: 
Caio Albuquerque [3]
Data de controle: 
quinta-feira, Novembro 3, 2016


Source URL:https://pt.esalq.usp.br/banco-de-noticias/pesquisa-para-apoiar-implanta%C3%A7%C3%A3o-dos-programas-de-regulariza%C3%A7%C3%A3o-ambiental-aponta

Links
[1] https://pt.esalq.usp.br/taxonomy/term/150 [2] http://www.imaflora.org/downloads/biblioteca/580f735938735_Sustentabilidadeemdebate4codigoflorestalCONTRIBUIcoESPARAAREGULAMENTAcaODOSPROGRAMASDEREGULARIZAcaOAMBIENTALPRAouturo2016.pdf [3] https://pt.esalq.usp.br/clippingveiculo/comunidade-exkola