Disciplina - detalhe

Português, Brasil

ADM4024 - Empreendedorismo e Inovação


Carga Horária

Teórica
por semana
Prática
por semana
Créditos
Duração
Total
2
2
8
15 semanas
120 horas

Docentes responsáveis
Carlos Eduardo de Freitas Vian
Catarina Barbosa Careta

Objetivo
Em um mundo cada vez mais dependente da exploração efetiva das tecnologias da informação, esta disciplina equipa os alunos com competências e habilidades analíticas para investigar os desafios tecnológicos em contextos organizacionais dinâmicos. Os alunos pesquisam, avaliam e aplicam soluções inovadoras adequadas para atingir objetivos estratégicos e vantagem competitiva.

Conteúdo
A disciplina está organizada em 6 unidades de aprendizagem. O conteúdo de cada unidade é o seguinte:
Unidade 1: Tecnologia e Inovação nas Organizações
Objetivos de aprendizado:
• Analisar o papel da inovação tecnológica nos negócios e na vida;
• Analisar formas de inovação nas empresas.
Unidade 2: Organizando para inovar
Objetivos de aprendizado:
• Analisar o papel das culturas organizacionais no fortalecimento da inovação e mudança;
• Analisar o uso de tecnologias de informação em práticas inovadoras;
• Avaliar criticamente a gestão da mudança para a implementação da inovação.
Unidade 3: Fazendo sentido do processo de inovação
Objetivos de aprendizado:
• Analisar métricas de inovação;
• Analisar modelos de processos de inovação nas organizações;
• Avaliar as características organizacionais que determinam o sucesso da implementação.
Unidade 4: Tecnologia e inovação na prática
Objetivos de aprendizado:
• Analisar a natureza da intervenção de tecnologia da informação (TI);
• Avaliar a adequação e viabilidade da inovação;
• Analisar o papel das tecnologias em empresas de serviços e manufatura.
Unidade 5: Roteiro de tecnologia
Objetivos de aprendizado:
• Avaliar criticamente a conexão entre inovação tecnológica e capacidades e competências organizacionais;
• Analisar roteiros de tecnologia para planejamento de negócios e tecnologia.
Unidade 6: Inovação e Sociedade
Objetivos de aprendizado:
• Avaliar a inovação tecnológica aberta em uma empresa;
• Analisar a inovação aberta e social em uma empresa;
• Avaliar criticamente a relação entre empreendedorismo e inovação aberta;
• Analisar ideias inovadoras de crowdsourcing para organizações.

Bibliografia
ALMEIDA, M.; PLONSKI, G. A.; AXEL-BERG, J.; BAETA, A.; TERRA, B.; SIMÕES, B.; ETZKOWITZ, H. Entrepreneurial vision and Brazil’s system of higher education assessment. Quality Assurance in Education, 30(3), 370-386, 2022.
BLANK, S. Why the Lean Startup change everything. Harvard Business Review, May 2013.
BOGERS, M.; BURCHARTH, A.; CHESBROUGH, H. Open Innovation in Brazil: Exploring Opportunities and Challenges. International Journal of Professional Business Review, 6(1), 1-12, 2021.
BOUWMAN, H.; NIKOU, S.; REUVER, M. Digitalization, business models, and SMEs: How do business model innovation practices improve performance of digitalizing SMEs?. Telecommunications Policy, 43, 9, 2019.
CALOGHIROU, Y.; KASTELLI, I.; TSAKANIKAS, A. Internal capabilities and external knowledge sources: complements or substitutes for innovative performance? Technovation, 24, 29–39, 2004.
CARAYANNIS E.G., CAMPBELL D.F.J. 'Mode 3' and 'Quadruple Helix': Toward a 21st century fractal innovation ecosystem. International Journal of Technology Management, 46 (3-4), pp. 201 - 234, 2009.
CHAUHAN, C.; PARIDA, V.; DHIR, A. Linking circular economy and digitalisation technologies: A systematic literature review of past achievements and future promises. Technological Forecasting and Social Change, 177, 2022.
CHESBROUGH, H. Open Innovation: Accomplishments and Prospects for the Next 20 Years. California Management Review, 1–17, 2024.
CHESBROUGH, H. The Era of Open Innovation. MIT Sloan Management Review, 44(3), 35-41, 2003.
CHRISTENSEN, C. M. The Innovator's Dilemma: When New Technologies Cause Great Firms to Fail. Harvard Business Review Press, 2015.
CUMMING, D.; DELOOF, M.; MANIGART, S.; WRIGHT, M. New directions in entrepreneurial finance.
Journal of Banking and Finance, 100, 252–260, 2019.
DIAS, A. A.; PORTO, G. S. Technology transfer management in the context of a developing country: evidence from Brazilian universities. Knowledge Management Research & Practice, 16(4), 525-536, 2018.
ETZKOWITZ, H. Entrepreneurial university icon: Stanford and Silicon Valley as innovation and natural ecosystem. Industry and Higher Education, 36(4), 361–380, 2022.
FOSS, N. J.; SAEBI, T. Business models and business model innovation: Between wicked and paradigmatic problems. Long Range Planning, 51, 9-12, 2018.
GHEZZI, A. Digital startups and the adoption and implementation of Lean Startup Approaches: Effectuation, Bricolage and Opportunity Creation in practice. Technological Forecasting and Social Change, 146, 945-960, 2019.
GRANSTRAND O., HOLGERSSON M. Innovation ecosystems: A conceptual review and a new definition. Technovation, 90-91, 2020.
JAWAD, M.; NAZ, M.; MARROOF, Z. Era of digital revolution: Digital entrepreneurship and digital transformation in emerging economies. Business Strategy and Development, 4, 220-228, 2021.
KAHN, K. B. Innovation is Not Entrepreneurship, nor Vice Versa. Journal of Product Innovation Management, 1–7, 2022.
KÖHN, A. The determinants of startup valuation in the venture capital context: a systematic review and avenues for future research. Management Review Quarterly, 68, 3–36, 2018.
OLECHOWSKI, A. L.; EPPINGER, S. D.; JOGLEKAR, N.; TOMASCHEK, K. Technology readiness levels: Shortcomings and improvement opportunities. Systems Engineering, 23, 395–408, 2020.
RIJSWIJK, K. et al. Digital transformation of agriculture and rural areas: A socio-cyber-physical system framework to support responsibilisation. Journal of Rural Studies, 85, 79-90, 2021.
SCHOEMAKER, P. J. H.; HEATON, S.; TEECE, D. Innovation, Dynamic Capabilities and Leadership. California Management Review, 61(1), 15–42, 2018.
SCHWAB, K. Shaping the Future of the Fourth Industrial Revolution. World Economic Forum. Currency, 2018.
STERWALDER, A.; PIGNEUR, Y. Business Model Generation: A Handbook for Visionaries, Game Changers, and Challengers. John Wiley & Sons, Inc., 2010
STEVENSON, R.; BURNELL, D.; FISHER, G. The Minimum Viable Product (MVP): Theory and Practice. Journal of Management, 50, 8, 3202–3231, 2024.
VERHOEFA, P. C. et al. Digital transformation_a multidisciplinary reflection and research agenda. Journal of Business Research, 122, 889–901, 2021.
YOSHIKUNI,A., C.; GALVÃO, F. R,; ALBERTIN, A. L. Knowledge strategy planning and information system strategies enable dynamic capabilities, innovation capabilities impacting firm performance. JIKMS, 52 (4), 508-530, 2022.